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ÉTICA E CIDADANIA - PLANEJAMENTO


PLANO DE AULA

TEMA: Ética e Cidadania.

OBJETIVOS:
· valorizar o conhecimento prévio do aluno, propondo o conhecimento ético;
· estabelecer um melhor convívio com o grupo;
· construir valores na escola e na sociedade;
· iniciar um trabalho que envolve a ética como objeto de estudo;
· relacionar a ética com os valores morais e a cidadania;
· identificar os direitos das crianças através do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA);
· refletir a importância do comportamento ético e do exercício da cidadania;
· trabalhar as diferenças sociais.

CONTEÚDOS:
· textos: ética, cidadania, valores morais;
· fábula “O patinho feio”;
· o cidadão brasileiro;


· os direitos da criança e do adolescente.

AÇÃO DIDÁTICA/METODOLOGIA/ATIVIDADES

O início da aula começara através de uma introdução sobre o tema ética e cidadania, através de um seminário, formaremos um círculo para discutir as opiniões dos alunos. Logo após, trabalharei uma fábula para explicar o conteúdo e iremos ler os textos para relacionar a fábula com o tema “ética”.
Entregar os textos para ser explicados.

O PATINHO FEIO

Era uma vez...
Uma patinha que teve quatro patinhos muito lindos, porém quando nasceu o último, a patinha exclamou espantada:
_ Meu Deus, que patinho tão feio!
Quando a mãe pata nadava com os filhotes, todos os animais da quinta olhavam para eles.
_ Que pato tão grande e feio?
Os irmãos tinham vergonha dele e gritavam-lhe:
_ Vai-te embora, porque é por tua causa que toda a gente está a olhar para nós!
Afastou-se tanto que deu por si na outra margem. De repente ouviram-se uns tiros. O Patinho Feio observou como um bando de gansos se lançava em vôo. O cão dos caçadores perseguiu-o furioso.
Conseguiu escapar do cão, mas não tinha para onde ir, não deixava de andar. Finalmente o inverno chegou. Os animais do bosque olhavam para ele cheios de pena.
_ Onde é que irá o Patinho Feio com este frio? Não parava de nevar. Escondeu-se debaixo de uns troncos e foi ali que a velhinha com um cãozinho o encontrou.
_ Pobrezinho! Tão feio e tão magrinho! E levou-o para casa.
Lá em casa, trataram muito bem dele. Todos, menos um gatinho cheio de ciúmes, que pensava: “Desde que este patinho está aqui, ninguém me liga”.
Voltou a primavera. A velha cansou-se dele, porque não servia para nada: não punha ovos e, além disso, comia muito, porque estava a ficar muito grande.
O gato então aproveitou a ocasião:
_ Vai-te embora! Não serves para nada!
A nadar chegou a um lago em que passavam dois belos cisnes que olhavam para ele. O Patinho Feio pensou que o iriam enxotar. Muito assustado, ia esconder a cabeça entre as asas, quando, ao ver-se refletido na água, viu nada mais, nada menos, do que um belo cisne que não era outro senão ele próprio.
Os cisnes desataram a voar e o Patinho Feio fugiu atrás deles.
Quando passou por cima da sua antiga quinta, os patinhos, seus irmãos, olharam para eles e exclamaram:
_ Que cisnes tão lindos!

Moral da história: nem sempre o que importa é a aparência e sim o interior das pessoas.

Comentar a fábula com as crianças e introduzir o tema “Respeito às diferenças”, e também “Ser ético é uma lição de cidadania”.

ÉTICA

A ética é uma característica a toda ação humana, por esta razão, é um elemento vital na produção da realidade social. Todo homem possui um senso ético, uma espécie de “consciência moral”, estando constantemente avaliando e julgando suas ações para saber se são boas ou más, certas ou erradas, justas ou injustas. A ética possui normas, regras e valores, ela visa estabelecer os comportamentos morais.

CIDADANIA

A história da cidadania confunde-se em muito com a história das lutas pelos direitos humanos. A cidadania esteve e está em permanente construção; é um referencial de conquista da humanidade, através daqueles que sempre lutam por mais direitos, maior liberdade, melhores garantias individuais e coletivas, e não se conformam frente às dominações arrogantes, seja do próprio Estado ou de outras instituições ou pessoas que não desistem de privilégios, de opressão e de injustiças contra uma maioria desassistida e que não se consegue fazer ouvir, exatamente por que se lhe nega a cidadania plena cuja conquista, ainda que tardia, não será obstada. Ser cidadão é ter consciência de que é sujeito de direitos. Direitos à vida, à liberdade, à propriedade, à igualdade, enfim, direitos civis, políticos e sociais. Mas este é um dos lados da moeda. Cidadania pressupõe também deveres. O cidadão tem de ser cônscio das suas responsabilidades enquanto parte integrante de um grande e complexo organismo que é a coletividade, a nação, o Estado, para cujo bom funcionamento todos têm de dar sua parcela de contribuição. Somente assim se chega ao objetivo final, coletivo: a justiça em seu sentido mais amplo, ou seja, o bem comum diferenciando o certo do errado tendo ética.

VALORES MORAIS

Os valores morais são juízos sobre as ações humanas que se baseiam em definições do que é bom/mau ou do que é o bem/o mal. Eles são imprescindíveis para que possamos guiar nossa compreensão do mundo e de nós mesmos e servem de parâmetros pelos quais fazemos escolhas e orientamos nossas ações. Os valores morais servem justamente para orientar as pessoas no momento de escolhas e de construção de suas existências.

O CIDADÃO BRASILEIRO

No Brasil, considera-se um cidadão todo indivíduo dotado de direitos e deveres em uma sociedade. Entre os seus direitos estão votar nos governantes que fazem as leis, ter acesso aos serviços públicos (por exemplo, hospitais e escolas), organizar-se livremente em associações, manifestar suas idéias religiosas e políticas, etc. Em troca, o cidadão tem deveres como pagar impostos e cumprir as leis.

(Ciência Hoje das crianças)

Conversar com os alunos sobre o ano político, votar é um dever de cidadania que devemos exercer, o voto é um direito de todo cidadão acima de 16 anos, mas para votar as pessoas precisam de um documento chamado “Título de Eleitor”: mostrar o título para as crianças.
Debater esse assunto.

Explicação “Ética e cidadania”

Desde cedo aprendemos a não mentir, roubar, cobiçar, aprendemos que isso não é ético.
Mas o que é ética? É toda ação humana, e ter consciência entre o certo e o errado, entre o bem e o mal, e usar os valores morais e respeitar os direitos de todos e cumprir seus deveres, ser cidadão e ter cidadania. É ter uma boa conduta perante a sociedade e ter princípios.
Para que explicar ética na escola?
Ressignificar a prática docente atribuindo ao professor o papel de mediador, contribuindo certamente, para que essas premissas se tornem cada vez mais próximas da realidade, e valores morais e a educação sejam uma constante na construção plena do cidadão e buscar sua autonomia no resgate da cidadania.
É importante ressaltar ao aluno que existem vários tipos de ética e todas elas têm o mesmo significado saber o que é certo ou errado, e valores morais são os bons costumes que aprendemos.
Lembrar que devemos ter esses bons costumes perante a escola, na comunidade, na família.

CIDADANIA

É a participação social e política. É o exercício dos direitos e dos deveres. É a adoção de atitudes corretas no dia-a-dia, tais como solidariedade, cooperação, respeito aos outros. É viver dignamente, respeitando a si e ao outros, e não concordar com as injustiças.
Cidadania é o direito de:
1. morar decentemente;
2. estudar;
3. ter lazer;
4. ter atendimento necessário nos problemas de saúde.

É ter dever de:
1. não jogar lixo na rua.
2. não quebrar o orelhão;
3. ser solidário com as pessoas carentes;
4. respeitar as leis.

OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
· direito à vida;
· direito à alimentação;
· direito à educação;
· direito ao respeito;
· direito à dignidade;
· direito à saúde;
· direito à liberdade;
· direito à convivência familiar e comunitária;
· direito à profissionalização;
· direito à cultura;
· direito ao lazer.
De acordo com o artigo 227 da Constituição Federal e do artigo 4º do Estatuto da Criança e do Adolescente.

ATIVIDADES

1) Construir um acróstico com os alunos

Essencial no
Trabalho educacional respeitando o
Indivíduo, visando o bem
Comum, levando a
Apropriar-se de valores


Evidenciando o


Conhecimento
Indispensável ao crescimento pessoal, agindo
Democraticamente, respeitando
As
Diferenças, buscando caminhos para
Amenizar as desigualdades
Na vida do
Indivíduo
Atuando como agente que transforma a sociedade.

2) Valores são importantes para nós criarmos um estatuto da ética e dos valores morais

Saber ser ético
É ter uma boa conduta
Diferencia o certo do errado
Ter consciência e princípios
Ser cidadão e
Estuda os comportamentos morais
São valores morais
Não mentir, roubar, cobiçar, trapacear, etc.

3) Após a leitura, qual é o ensinamento transmitido pela fábula “O patinho feio”?
4) Você concorda com esse ensinamento? Por quê?
5) Junto com a professora comente a frase: O respeito à diferença: uma lição de ética e cidadania.
6) Faça um pequeno comentário sobre a fábula.
7) Trabalhando o dicionário. Procure o significado das palavras ética e cidadania.
8) O que é ser cidadão?
9) Quais os tipos de éticas?
10) O que a fábula tem em relação com a ética?
11) Quais são os valores que encontramos na escola e na comunidade?
12) Quais deles você pratica?
13) O que é ser ético?
14) Na cruzadinha dada, encontre as palavras relacionadas à ética e à cidadania:
VALORES MORAIS DIREITOS E DEVERES
CIDADÃO SOLIDARIEDADE
CIDADANIA ÉTICA
15) Junte as sílabas e faça três frases:
ci-da-da-ni-a
res-pei-to
com-du-ta
é-ti-ca
vo-to
ci-da-dão
16) Faça um pequeno texto sobre “diferenças sociais” relacionado com a fábula.
17) Dê exemplos de falta de ética e outro que apresente os valores morais. Desenhe um deles.
18) Construir na sala um cartaz sobre as boas maneiras e ética escolar.
19) Com ajuda de seus pais, faça uma pesquisa sobre ética na sua comunidade.
20) Recorte nas revistas, jornais uma reportagem ou figura que fale sobre qualquer desses temas.
21) Construa uma frase sobre ética.

O QUE É BOM OU RUIM
Observe as frases. Leia o que está escrito com a ajuda da sua professora e assinale (X) nas boas atitudes:
( ) AJUDAR A MAMÃE.
( ) DEIXAR OS BRINQUEDOS ESPALHADOS.
( ) FAZER SILÊNCIO PARA OUVIR OS OUTROS.
( ) CEDER O LUGAR AOS MAIS VELHOS.
( ) BRIGAR NA HORA DO RECREIO.
( ) CUMPRIMENTAR AS PESSOAS.
( ) NÃO COLABORAR NA ORGANIZAÇÃO DA SALA.
( ) AJUDAR O COLEGA.

Troque idéias com seus colegas sobre a importância da ética na convivência com os outros.
23) Você vem agindo como um cidadão?
24) Quais as ações de cidadania que você pratica?
25) Faça um desenho mostrando uma situação de desrespeito à cidadania.
26) Ser solidário é ser cidadão?
27) Para você, quais são seus deveres em relação à escola, a família e a comunidade que você vive.
28) Pinte somente as árvores que você considera atitudes corretas:

EGOÍSMO BOA CONDUTA RESPEITO AMIZADE MENTIRA AMOR

RECURSOS:
· texto;
· quadro,
· mimeógrafo;
· folha sulfite;
· materiais didáticos;
· livros de fábulas;
· livros;
· estatuto da criança e do adolescente.

AVALIAÇÃO
Processual e contínua.
Serão avaliados as produções individuais e coletivas, as atividades, a expressão oral e escrita, participação, interesse e a recuperação será feita ao decorrer do ano e de todo o processo.


fonte:http://eebdrottinho.blogspot.com.br/2008/09/plano-de-aula-tica-e-cidadania_30.html

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